Curiosidades

É tempo de Olimpíadas! Beber vinho é saudável para atletas?

beber vinho é saudável

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão aí e nos instigam à prática de esportes. E a propósito, você saberia responder se beber vinho é saudável para atletas?

Apostamos que há muita gente com receio de ler este artigo. Por isso, vamos diminuir a ansiedade e ir direto ao ponto: beber vinho é saudável para atletas, sim! E o responsável por isso é o resveratrol – o nome pode ser complicado, mas os benefícios deste fitonutriente são gigantes.

O resveratrol é o famoso composto dos taninos. Conhecido como o “whey protein” do coração, ele é encontrado na casca e sementes de uvas vermelhas e pretas, além de outros frutos escuros – caso do mirtilo. É por este motivo que os vinhos tintos e suco de uva integral são tão benéficos à saúde.

Para entender melhor se beber vinho é saudável, continue a leitura!

 

Você vai ver neste artigo:

  • Qual a função do resveratrol?
  • Comprovação científica para os atletas amantes de vinho
  • Vinho com moderação previne até o Alzheimer
  • Outros benefícios do vinho
  • Beber vinho é saudável. Mas acerte na dose!

 

Qual a função do resveratrol?

O resveratrol é um polifenol cuja utilidade é proteger o corpo contra infecções por bactérias e fungos. Além disso, ainda tem os seguintes benefícios:

  • Ação anti-inflamatória, cardioprotetora e antioxidante;
  • Auxilia na prevenção da diabetes;
  • Melhora a aparência da pele, evitando o envelhecimento precoce;
  • Evita doenças neurodegenerativas;
  • Contribui para o emagrecimento.

A verdade é que, em função também do resveratrol, o vinho é uma bebida repleta de atributos que fazem tão bem ao organismo, que beber uma taça por dia é mesmo saudável. Aliás, anote a dica: esta é a dose ideal para aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL). Você vai ver estes e outros benefícios a seguir.

É claro que não basta se sentar, beber e esperar os bons efeitos do vinho. Praticar exercícios regularmente e nutrir uma alimentação balanceada são sobretudo conselhos que todos deveríamos seguir.

 

Comprovação científica para os atletas amantes de vinho

O estudo “Resveratrol may be a natural exercise performance enhancer: U of A medical research”, realizado por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, em 2012, concluiu que a combinação de exercícios físicos junto a substâncias do resveratrol maximizou os efeitos da atividade física.

Na pesquisa, dois grupos de camundongos foram submetidos a atividades físicas. Apenas um deles recebia suplemento de resveratrol. Ao final de 12 semanas, o grupo que havia consumido a substância apresentou melhor performance que os demais.

Portanto, além de não haver qualquer contraindicação para que atletas façam consumo do vinho, é comprovado que a bebida traz benefícios. Evidentemente, os efeitos podem variar a cada organismo. Fatores como peso, tipo de exercício e dieta influenciam. Também vale salientar que, como qualquer bebida alcoólica, o vinho deve ser consumido com moderação.

 

Vinho com moderação previne até o Alzheimer

Uma revisão de 143 estudos feitos com mais de 365 mil participantes (Neuropsychiatric Disease and Treatment) afirmou que o consumo moderado de álcool diminuía em até 23% as chances das pessoas desenvolverem o Mal de Alzheimer ou perda de memória.

Embora o mecanismo exato da ação do álcool sobre o cérebro não esteja ainda totalmente entendido, existem afirmações de que o álcool (em pequenas doses) teria efeitos anti-inflamatórios sobre o cérebro.

Referência: Ana M. García, Nieves Ramón-Bou and Miquel Porta. Isolated and joint effects of tobacco and alcohol consumption on risk of Alzheimer’s disease. Journal of Alzheimer’s Disease, 2010; 20 (2): 577-586.

 

Outros benefícios do vinho

As pesquisas sobre a relação do vinho com a saúde estão sempre em evidência. Isso porque, além dos bons atributos que elencamos neste artigo, ainda podemos ressaltar outros:

  • Aumenta o colesterol “bom” (HDL) e reduz os índices do “mau” (LDL);
  • Aumenta o nível de energia do corpo;
  • Contribui para a saúde cardiovascular;
  • Pode ajudar a ficar longe da depressão;
  • Previne e trata o câncer;
  • Ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo II.

beber vinho é saudável

 

Beber vinho é saudável. Mas acerte na dose!

Por fim, é realidade! Pesquisas indicam que beber vinho é saudável, mas vale sempre reiterar que é preciso consumi-lo com moderação e responsabilidade. Aliás, por falar nisso, já adquiriu as suas garrafas San Severo? Adquira agora mesmo na nossa parceira Werle Comercial.

Uma dieta balanceada, exercícios regulares e uma taça de vinho por dia podem ser um excelente combo para um cotidiano mais leve. Então, propomos um brinde com San Severo! Tim tim!

 

Veja também: Vinho suave e vinho seco – Quais as diferenças?

Leia também