Harmonização

10 dicas de harmonização com vinho rosé

Estamos em setembro! A primavera já bate à nossa porta. As temperaturas mais amenas nos convidam a uma bela taça de rosé. E na hora de combinar com gastronomia? A harmonização com vinho rosé é fácil e absolutamente deliciosa!

Para a dica ficar ainda melhor, é fato que a versatilidade da bebida amplia as possibilidades e agrada a todos os gostos.

Aliás, antes de partir para o post de hoje, que, já adiantamos, vai te dar água na boca, vale ressaltar uma curiosidade: você sabia que os rosés têm atributos muito parecidos aos da cerveja do tipo Pilsen? Isso porque o amargor proporcionado pela bebida tende a limpar o paladar. Como resultado, pode-se saborear melhor os alimentos.

Mas vamos ao que interessa? Partiu cardápio diversificado! Boa leitura!

 

Tábua de frios para começar a harmonização com vinho rosé

As tábuas de frios costumam ser um presente ao paladar, mas também aos olhos. Azeitonas, presuntos, linguiças, queijos, todos em harmonia. Não tem nada melhor. Quer dizer, tem sim! Um Rosé San Severo! Este tipo de vinho cai bem porque é leve e limpa o sabor destes petiscos mais curados.

 

Pizzas e vinhos rosé são maravilhosos juntos

A gente adora uma pizza. Geralmente associada a vinhos tintos, saiba que este prato aclamado também harmoniza com os vinhos rosé. E este casamento é possível especialmente porque a bebida equilibra o sódio da base de queijo e a gordura, em especial quando leva carnes picantes, a exemplo da calabresa.

 

Queijos sempre combinam com vinho

E por falar em queijos, nem é preciso dizer que são perfeitos quando combinados com vinho, certo? Quando o assunto é harmonizar com os rosés, no entanto, prefira os de massa branca, como o brie, ou os semiduros, a exemplo do provolone e do gouda.

 

Frituras agradam todo mundo

Algum fã de coxinha, pastel e batata frita por aí? As irresistíveis frituras de boteco veem no rosé um belíssimo casamento. A lógica aqui é a seguinte: quanto mais crocante a delícia, melhor será esta harmonização. E se você der uma incrementada com mostarda dijon, então, hummm… o ruim é que acaba!

 

Saladas para degustar sem culpa

Se esquecemos a dieta com estas frituras, então vamos amenizar com as saladinhas. Quanto mais coloridas e temperadas, repletas de folhas, tomates e acompanhamentos, melhor ficará a experiência com o seu San Severo Rosé.

 

Carnes temperadas casam bem com rosé

Sabe aquelas carnes mais apimentadas, cheias de tempero? A acidez equilibrada do rosé refresca a boca de qualquer ardência. Então isso significa que o rosé também é a dica perfeita para pratos condimentados, como os da culinária mexicana, ou mesmo um bom acarajé? Sim!

Uma vez que os vinhos deste gênero têm menos taninos que os tintos e muito mais estrutura que os brancos, trata-se de uma mistura perfeita apreciá-los com carne assada. Hummm… que fome esse post de hoje, hein? Mas ainda tem muito mais!

 

Peixes e vinhos sempre são um acerto

Um bom peixe tem o seu valor à mesa, não é mesmo? O salmão grelhado, com ou sem o acompanhamento de uma saladinha, é uma ótima pedida para harmonizar com um vinho rosé. Aos fãs do bacalhau, igualmente! Este tipo de vinho é fresco e tem leve adstringência, motivo pelo qual esta é uma combinação de prato certeira.

 

Frutos do mar também são apostas certeiras

Exemplares de rosé ficam perfeitos com as iguarias do mar. Seu prato vai levar polvo, salmão ou camarão? Bingo! Os vinhos rosé harmonizam perfeitamente. Da mesma forma para o atum!

 

Massas

Rosés combinam perfeitamente com massas de molhos mais ácidos, a exemplo do de tomate. Você também pode apostar sem medo nas pastas frescas com frutos do mar. E que tal um ravioli de espinafre? Fica uma delícia acompanhado por uma boa taça de rosé.

 

Sobremesas para finalizar a experiência

Toda a personalidade dos rosés não fica restrita aos pratos salgados. Os vinhos deste gênero ficam ótimos quando acompanhados por frutas frescas, sorvetes e tortas à base de frutas vermelhas. O bom é que abre um leque de possibilidades para a hora da sobremesa.

 

Conheça os vinhos rosé da San Severo

Os vinhos San Severo são maravilhosos, porque reúnem todos os atributos da nossa querida serra gaúcha. Aqui você pode conferir todos os rótulos da marca, mas vamos apresentar a você agora os dois rótulos do tipo rosé. Spoiler: impossível não se apaixonar!

 

Vinho San Severo Bordô Rosé

A gente adora dizer que o Vinho San Severo Bordô Rosé é um encanto, a começar por seu rótulo. A beleza de seus tons vai ao encontro do sabor frutado e fresco que apresenta. Elaborado a partir de uvas da variedade bordô, conserva aromas e sabores característicos desta variedade.

Seu teor alcoólico é de 10,5% e temos visto por aí esta preciosidade compondo drinks deliciosos! Use a abuse da criatividade, ainda mais diante das temperaturas amenas!

 

Vinho San Severo Rosé Suave

Explore os sabores do espírito italiano, degustando o Vinho San Severo Rosé Suave, que é absolutamente inconfundível!

Este mais recente lançamento da marca tem aromas de frutas vermelhas, anis, morango e framboesa. Trata-se de um vinho elaborado a partir de uvas americanas, com acidez muito equilibrada. É só provar para se apaixonar! Seu teor alcoólico também é de 10,5%.

 

Na internet, você encontra os rótulos San Severo na Werle Comercial.

E então, viu como é fácil se deliciar com vinhos rosé? O que você achou das nossas dicas de harmonização com vinho rosé? Tem outras combinações para compartilhar conosco? Estamos ansiosos!