Dicas, Harmonização, Vinho tinto

Receita de sagu: sempre uma deliciosa sobremesa

Quem é do sul sabe bem a delícia que é um sagu depois daquele super almoço em família, não é mesmo? Nas outras regiões do Brasil, o doce não é tão conhecido. Mas uma coisa é certa: quem conhece pede bis! E como somos fãs de carteirinha, o artigo de hoje apresenta a você uma deliciosa receita de sagu, o doce das bolinhas brancas irresistíveis!

Fique conosco, boa leitura e bom vídeo (porque receita boa é aquela que mostra na prática, não é mesmo?).

 

Mas o que é o sagu?

O sagu (ou sagu de vinho) é uma sobremesa simples, barata e rápida de fazer. Ah, e rende muito bem! Na maior parte das vezes, é acompanhada por um creme de baunilha bem leve. Por não ser tão doce, agrada mais ao paladar de quem prefere as sobremesas menos açucaradas.

Você deve estar pensando: “mas o que são as bolinhas do sagu, afinal?”. A gente te explica: o sagu é, na realidade, fécula de mandioca (um carboidrato obtido da raiz da mandioca). A propósito, este é um ingrediente muito apreciado em algumas gastronomias pelo mundo.

O processo produtivo ocorre basicamente da seguinte forma: a mandioca é limpa e ralada até que fique bem fininha. Depois, recebe o acréscimo de água.

Depois, a goma bastante úmida passa por uma peneira de tecido grosso. O movimento em círculos realizado com a mãos faz com que a mistura se transforme em bolinhas, que são destinadas a um tacho em temperatura controlada até que esfriem. Assim elas ficam bem rígidas, voltando a amolecer somente quando cozidas — momento em que inclusive tornam-se transparentes.

 

A origem do sagu

A palavra “sagu” vem do inglês “sago”, que é o amido extraído da planta dos saguzeiros. A História conta que no Brasil, os imigrantes europeus substituíram o sagu original pela fécula de mandioca. Daí o motivo pelo qual esta sobremesa é tão apreciada em especial nas mesas das famílias italianas.

Mas e quanto às tão famosas bolinhas do sagu? Essas belezinhas foram criadas pelos descendentes de alemães da empresa Lorenz, em Indaial/SC, no início do século XX. Aliás, é muito provável que esta tenha sido a primeira indústria de fécula de mandioca da América Latina!

A ideia era atender à falta de produto similar que vinha da Europa, a partir das dificuldades que surgiram no pós Primeira Guerra Mundial.

 

Qual é o melhor vinho para fazer a receita de sagu?

O Vinho San Severo Bordô Tinto Seco é perfeito para fazer sagu de vinho. Por se tratar de um vinho de mesa elaborado integralmente com uvas da variedade bordô, é bastante frutado, o que torna a sobremesa ainda mais marcante.

E o bom é que você também pode adquiri-lo na sua versão de 4,5 litros! Ou seja, dá para fazer a receita de sagu para todo mundo e ainda apreciar muitas taças desta delícia entre amigos ou com a família!

 

Como fazer? Anote aí a melhor receita de sagu que você já viu!

Chegamos à melhor parte do artigo de hoje. Antes de a Delci Werle colocar a mão na massa, ops, nas bolinhas de sagu e na sua garrafa de San Severo Tinto Seco, vale salientar que cada família costuma fazer o doce símbolo da cultura italiana a seu próprio modo. Se você pesquisar por aí, verá que de fato são várias as maneiras de preparar a sobremesa.

Mas não somos nada modestos: o que você vai ver agora exige muita força de vontade, porque vai dar água na boca! Pronto(a)? Esta receita de sagu rende de 6 a 8 porções.

E não se preocupe em anotar. Logo depois do vídeo, descrevemos tudo para você!

Ingredientes do sagu:

  • Duas xícaras de sagu
  • Quatro xícaras de Vinho San Severo Tinto Seco
  • Duas xícaras de água
  • Uma xícara de açúcar
  • Canela, cravo e anis a gosto (use as especiarias que mais gostar)

 

Modo de preparo:

  1. Coloque as duas xícaras de sagu de molho em água fria por aproximadamente 10 minutos.
  2. Enquanto isto, em outra panela, coloque as quatro xícaras do Vinho San Severo Tinto Seco e deixe ferver em fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Desta forma você vai retirar o álcool e deixar o paladar da sobremesa mais harmônico.
  3. Acrescente duas xícaras de água. O líquido estará pronto para receber o sagu.
  4. Pegue uma panela e ferva o sagu por 10 minutos (aquele mesmo que você deixou de molho). Se as bolinhas cresceram muito, pode acrescentar mais água antes de colocar para ferver.
  5. Depois, pegue uma peneira e retire o excesso de goma.
  6. Coloque o sagu na panela com vinho, deixando ferver em fogo baixo. Mexa constantemente, evitando que grude na panela e forme bolas.
  7. Deixe fervendo por 15 minutos e fique controlando: quando as bolinhas estiverem quase transparentes, acrescente as especiarias de sua preferência (cravo, canela, anis, etc.)
  8. Desligue o fogo, deixe a panela tampada por 10 minutos.
  9. Sua sobremesa está pronta! Delicie-se!

 

Onde encontrar os vinhos San Severo?

Você encontra os vinhos da marca San Severo no site da Werle Comercial, que entrega para todo o Brasil, ou no supermercado mais próximo de você!

armazenar o vinho

 

E aí, gostou da nossa receita de sagu? Faça em casa e depois nos conte o que achou! Vamos adorar receber seu feedback!

 

Veja também: Massas que combinam com vinho