O vinho encanta. Representa celebração, brinde, alegria. E se ele for acompanhado por um prato delicioso, então, nem se fala! A propósito, os rótulos San Severo têm encantado por aí. Recebemos com frequência contatos de clientes apaixonados pelos aromas e sabores. No artigo de hoje, a gente tira uma dúvida dos fãs de harmonização: afinal, o que combina com vinho tinto suave?
Antes de partirmos para o cardápio do dia, se você quiser relembrar, aqui no blog publicamos recentemente um post sobre as diferenças entre o vinho seco e o suave. Clique para conferir.
Mãos à obra? Ou melhor, mão na massa? Bom apetite!
Qual a principal característica do vinho tinto suave?
O termo “suave” neste universo é usado para denominar os vinhos agradáveis, aqueles que são fáceis de beber, porque não são agressivos ao paladar. Alguns especialistas o chamam de “vinho redondo”.
Basicamente, ao consumir um vinho suave, ele é finalizado muito bem, sem que sobre na boca.
No caso dos vinhos de mesa, após o processo de vinificação, a bebida pode levar adição de açúcar.
No geral, os tintos suaves combinam perfeitamente com queijos maduros, ou seja, provolone, parmesão, gorgonzola. Também harmonizam com carnes defumadas e aqueles aperitivos que levam pães torrados.
Mas o menu não para por aí…
Afinal, o que combina com vinho tinto suave na mesa?
Carnes de aves, massas e peixes: tem harmonização de vinho tinto suave para todos os gostos. A versatilidade desta bebida, de fato, permite uma série de combinações. Portanto, para quem chegou até aqui em busca de inspiração para o prato de uma ocasião especial, a notícia é boa e você está no lugar certo! Confira a seguir.
Massas
O bom e velho macarrão é sempre uma ótima pedida. Neste caso, a sua harmonização dependerá do molho. Se por um lado, os molhos brancos vão bem com um vinho branco, o vermelho pede um bom tinto. Aqui o vinho tinto suave é um ótimo casamento com molhos nem tão condimentados, a exemplo do sugo. A dica de ouro é: quanto mais os tomates estiverem maduros, melhor!
Churrasco
Para muita gente, o churrasco é um hábito semanal. Há quem prefira combinar este momento com uma cervejinha gelada. No entanto, o vinho é, sim, um ótimo acompanhamento para as carnes vermelhas. A propósito, você sabia que no Uruguai e na Argentina, a preferência é por apreciar o churrasco justamente com vinho, na maior parte das vezes? O bordô suave é sobretudo a escolha nestes países. E a gente concorda!
Peixes
Quando pensamos em harmonizar com peixes, logo nos vem à mente os vinhos brancos. E neste caso, tanto suave quanto seco são ótimas pedidas. Mas para quem não quer ficar sem sua preciosa taça de tinto, aí vai uma boa notícia: é possível combiná-la com peixe, sim! Sempre que possível, a dica é dar preferência ao bacalhau ou salmão.
Frango e outras carnes de aves
Você deve estar pensando: mas se o assunto é o que combina com vinho tinto leve, o que o frango faz aqui? A verdade é que o frango, assim como outras carnes de aves, é leve, motivo pelo qual harmoniza com vinho que siga esta característica. Este é outro caso em que os vinhos brancos são quase sempre a escolha. Mas os tintos suaves também são ótimos para este casamento.
Fondue de queijo
Maravilhoso nos dias frios do inverno, e muito apreciado na Serra Gaúcha (de onde vem a San Severo), o fondue de queijo é uma delícia incontestável. E se trata de um prato versátil, porque harmoniza muito bem tanto com vinhos tintos.
No caso de o tinto ser a escolha, os suaves tendem a cair melhor no paladar, sem “brigar” com o peso do molho de queijo.
Pratos clássicos que amamos
Talvez esta seja a parte do artigo que mais água na boca vamos fazer gerar! Inegavelmente, a culinária brasileira é incrível. E com as devidas e criativas adaptações, mesmo quando o prato não teve origem por aqui, a gente consegue dar um tempero especial sempre.
A verdade é que um bom tinto suave vai muito bem com uma série de pratos que simplesmente adoramos!
Aposte sem medo na combinação do vinho tinto suave com:
- Escondidinho (pode ser de carne seca, frango ou camarão
- Batata frita e polenta
- Fricassê de frango (e até um strogonoff com batata palha)
- Bruschettas
Para as festas de fim de ano que se aproximam, que tal apostar em um pernil assado acompanhado por uma boa taça de vinho tinto suave?
Apaixone-se pelo San Severo Bordô Tinto Suave
Você já experimentou o Vinho San Severo Bordô Tinto Suave? Este é um exemplar adocicado, produzido a partir da querida uva bordô, de origem norte-americana. Tem corpo leve e uma coloração bastante vívida. O ideal é servi-lo em temperatura de 10ºC a 14ºC.
Agora que você já sabe o que combina com vinho tinto suave, queremos conhecer as suas receitas e dicas culinárias. Conte pra gente!