Quem ousa recusar um bom prato de massa? E se for para harmonizar com vinho, então… nem precisa convidar duas vezes, não é mesmo? Esta é primordialmente uma das combinações mais amadas que existem. E como não poderia deixar de ser, a Itália é não apenas o berço deste prato e de suas variações, como também um dos grandes países consumidores de vinhos. Mas conta pra gente: na hora de escolher as massas que combinam com vinho, você fica um pouco perdido?
Não se preocupe! A gente te ajuda no post de hoje!
Descomplicando a harmonização
A arte da harmonização não requer que sejamos especialistas ou chefs de cozinha. A grande dica é ter atenção aos detalhes e uma pitada de bom senso, que seja capaz de perceber se determinada combinação é realmente uma boa ideia.
Anote aí: uma regra básica e infalível é que o sabor da comida não se sobressaia em relação ao da bebida. E vice-versa.
Por exemplo, ao harmonizar vinho tinto, é preciso ter em mente que se trata de uma combinação mais forte. Assim, na maior parte dos casos, são pratos mais estruturados os que compõem o casamento perfeito.
Já no caso dos vinhos brancos, será aposta certeira aquela gastronomia mais leve. Um conselho simples e difundido por muita gente é o seguinte: morda o alimento. Agora beba um gole de vinho. E aí, o que achou? Qual foi a sensação? Se foi um bom casamento, pronto! A harmonização entre prato e vinho deu match!
Mas vamos ao cardápio do dia? Massas que combinam com vinho. Prepare-se para o nosso delicioso cardápio a seguir.
O segredo está no molho!
Já entregamos o segredo no subtítulo mesmo. O molho é protagonista na harmonização entre massas e vinhos.
Basicamente, ele determina a escolha do melhor rótulo para a ocasião, já que aqui entram em jogo elementos como acidez, corpo e taninos do vinho.
Molho sugo é uma delícia à parte
Se o assunto é molho, como deixar de mencionar o tão aclamado sugo? Elaborado à base de tomates, é um clássico da culinária italiana para ninguém botar defeito. Além disso, é versátil e acompanha perfeitamente desde as massas mais simples, como a spaghetti, até as recheadas, a exemplo do nhoque.
Massa à bolonhesa e outros molhos com carne
Molhos à base de carne, como o delicioso bolonhesa, pedem vinhos mais marcantes. Isso porque a carne garante personalidade ao molho, independentemente de sua base. Assim, opte pelo San Severo Bordô Tinto Seco, que não vai ter erro!
Massas com molho de frutos do mar
Engana-se quem pensa que é difícil harmonizar as deliciosas massas com molhos à base de frutos do mar, como o camarão. Um bom rosé frutado faz o casamento perfeito com este prato. Com o San Severo Bordô Rosé, então… é água na boca!
Quem disse que strogonoff não dá match com massa e vinho?
O strogonoff nasceu na Rússia. Originalmente, era um prato servido para a nobreza daquele país. Aqui no Brasil, o prato recebeu a nossa infinita criatividade e ganhou até batatas palhas. De frango ou de carne, é difícil resistir!
Se formos analisar, strogonoff também é um molho, certo? E como tal, por que não combinar esta delícia com uma massa à sua escolha e depois um bom vinho?
Aqui a dica é a seguinte: como se trata de um prato com molho mais adocicado, uma boa harmonização se dará com San Severo Bordô Suave.
Massa com molho branco e cogumelos
Shimeji, Paris, Portobello… tanto faz! Os cogumelos são deliciosos e muito versáteis. Diversos pratos podem ser acompanhados por eles. E se acrescentarmos um bom spaghetti à receita, além de um molho branco?
Por falar nele, o molho branco é clássico. Basta misturar manteiga e farinha. Quando começar a amarelar, acrescente leite, sal e noz moscada. Depois deixe no fogo até ferver e engrossar, para adicionar o queijo. Feito isso, junte os cogumelos refogados eleitos para o prato.
E então, qual o melhor vinho para acompanhar esta delícia? San Severo Niágara Seco!
E no caso de o molho branco ser mais suave, que massa e vinho harmonizam?
Quando o molho branco é menos pesado, uma boa dica é optar pelo San Severo Niágara Suave, leve e muito aromático. Este será, sem dúvidas, um casamento muito agradável ao paladar.
E, claro, como a nossa foto sugere, este é um belíssimo rótulo para casar com aperitivos e entradas, como pães, queijos e embutidos.
Um belo prato de massa é praticamente um convite para abrir uma garrafa de vinho, não é mesmo?
Clique aqui para conferir todas as lojas onde é possível adquirir os rótulos San Severo.
Agora que você já conhece várias massas que combinam com vinho, conte pra gente: tem alguma receita especial? Sobre que outras harmonizações gostaria de ler aqui? Vamos adorar ler os seus comentários!