Curiosidades, Dicas

Vinho de mesa em garrafa pet: qualidade e custo-benefício

Vinhos de mesa em garrafas PET San Severo

Vinho de mesa em garrafa PET? Será que é mesmo uma boa ideia? A San Severo já começa o post de hoje respondendo: sim, sem dúvidas! O brinde fica tão delicioso quanto o de uma garrafa de vidro!

No artigo de hoje, depois de você ter aprendido tudo sobre os vinhos de mesa no post da última semana, pedimos novamente à enóloga Luana Titton para sanar nossas dúvidas sobre os vinhos em garrafas PET.

E se em um primeiro momento possa parecer estranho, especialmente por conta do processo de envase, nós tranquilizamos você: não há o que temer. O vinho continuará com todas as propriedades que amamos. Isso mesmo! Qualidade intacta. E atenção: esta é uma tendência que veio para ficar!

 

Mas vinho em garrafa pet não polui o meio ambiente?

O enólogo neozelandês Peter Yealands lançou há alguns anos um Sauvignon Blanc batizado de Full Circle, em garrafas PET. Ele constatou que além da praticidade, era ponto positivo a leveza das garrafas, que ainda resultava em uma economia de 85% em comparação ao vidro.

Além disso, o custo do transporte também era diminuído, assim como as emissões de carbono, reduzidas a 54%.

 

Qual a vantagem do vinho de mesa em garrafas PET? E quanto à validade?

Para responder a esta questão, conversamos com a enóloga Luana Titton mais uma vez. Para ela, a maior vantagem é o custo-benefício, porque vem uma quantidade maior de produto em uma embalagem mais barata.

A embalagem não é retornável, então ela pode ser descartada para o reciclado. Já o vinho tem uma qualidade tão boa quanto qualquer outro vinho de mesa. A diferença é a validade. Na garrafa de vidro ele não tem validade específica, já na embalagem PET, a validade é de um ano a partir da fabricação.

Como o PET é poroso, micropartículas de oxigênio entram e saem da garrafa a todo momento, e este oxigênio acaba oxidando aos poucos o vinho, por isso até um ano é garantido.

Outro benefício é praticidade da garrafa que não quebra e que abre e fecha com facilidade.

Luana elucida com um exemplo: “a filha de uma senhora de 93 anos de Belo Horizonte adquiriu um vinho PET para sua mãe. Sugerimos garrafa de vidro e ela não quis, alegou que como a mãe tinha idade avançada, a garrafa PET ficaria mais fácil de manusear, assim ela mesma poderia se servir. Se fosse uma garrafa de vidro, em caso de uma queda, eventualmente poderia se machucar”.

 

Vinho de mesa em garrafa PET San Severo

E por falar em melhor idade, que tal esse clique destas duas queridas senhoras aproveitando o San Severo Branco de Mesa Seco em garrafa PET? 😍

 

O vinho de mesa em garrafa PET é mais barato?

Sim! E Luana confirma: “o vinho em embalagem PET normalmente é mais barato, o que é ótimo. Neste sentido, quem tiver um poder aquisitivo mais baixo também tem acesso a compra de vinhos de qualidade com bom custo-benefício“.

 

O que fazer com a garrafa PET após o consumo do vinho?

Neste caso, usar e abusar da imaginação! Mas o mais importante é ter em mente a destinação correta das garrafas PET caso ela não seja reaproveitada.

  • Se o destino for o lixo mesmo, leve as garrafas ao reciclado. Mas antes, lave a garrafa, assim insetos não serão atraídos
  • Jamais descarte as garrafas em rios e terrenos baldios
  • Não existe nenhuma contraindicação para a reutilização das garrafas, pelo contrário! Você sabia que no interior das cidades (zonas rurais), os consumidores guardam os feijões colhidos em garrafas? Além disso, ainda armazenam mel, leite e tantos outros produtos naturais

 

Onde adquirir os vinhos de mesa em garrafas PET San Severo?

Recomendamos a Werle Comercial, que é nossa parceira e entrega com agilidade e segurança para todo o Brasil. E uma dica: os packs com 6 vinhos são um verdadeiro brinde para o bolso! 😉

 

Leia também

2 thoughts on “Vinho de mesa em garrafa pet: qualidade e custo-benefício

  1. Victoria Ramos disse:

    Adorei a dica de guardar feijão nas garrafas de plástico. Eu geralmente as corto no meio e coloco alguma sementinha. Plantinhas sempre são bem-vindas na minha sacada.

    1. San Severo disse:

      Ótima dica, Victoria! Plantinhas nunca são demais!

Comentários fechados.