De forma equivocada, ao longo de algum tempo, o vinho de mesa era tratado com certa desconfiança, porque o atrelavam a uma bebida de baixa qualidade.
Felizmente, com o passar o tempo, toda essa desconfiança foi se dissipando, graças a modernas técnicas de produção, além, é claro, do aprimoramento da qualidade das uvas, sua maturação e armazenamento. O resultado é que presenciamos cada vez mais safras incríveis.
Para estrear o blog San Severo com chave de ouro, batemos um papo rápido com a enóloga Luana Titton, que gentilmente esclareceu uma série de dúvidas sobre os vinhos de mesa.
E atenção ao spoiler San Severo: ela retorna ao blog nas próximas semanas com mais matérias interessantes.
Boa leitura e um brinde aos vinhos de mesa!
San Severo: Qual é o processo produtivo de um vinho de mesa?
Luana Titton: Trata-se de um processo simplificado em relação ao do vinho fino. O motivo são as intervenções enológicas, que neste caso ocorrem em menor incidência.
- A uva chega passa por esmagamento;
- Segue ao tanque de fermentação. Lá repousa por dias, sempre em contato com a casca para que seja obtida a cor (vinho tinto). Posteriormente, somente o líquido vai à fermentação;
- Ocorrem análises químicas de laboratório, a exemplo da quantidade de álcool;
- O vinho é filtrado e o suave é pasteurizado. O objetivo é prevenir. Nenhum microrganismo pode marcar presença na garrafa;
- A última etapa já é o engarrafamento da bebida, a rotulagem e a entrega ao cliente.
Lembrando que o vinho de mesa não passa por barricas de carvalho, portanto não tem envelhecimento. Trata-se de um vinho jovem, produzido e comercializado em até dois anos, geralmente.
San Severo: Que cuidados ter com o armazenamento do vinho de mesa?
Luana Titton: Devemos guardar o vinho longe do calor e da umidade, mas em local com claridade para que não mofe. Se for um vinho de rolha, recomenda-se guardá-lo deitado para que a rolha se mantenha úmida e não resseque, evitando a entrada de ar na garrafa.
San Severo: Após aberto, qual a validade do vinho de mesa e como guardá-lo?
Luana Titton: Indico que se consuma o mais breve possível. O vinho de mesa aguenta até cinco dias com poucas alterações e até sete ou oito dias dependendo de como guardarmos. Complementando sobre os cuidados com o armazenamento, que comentei anteriormente, a orientação é que após aberto seja guardado na geladeira de pé, porque a quantidade de liquido que estiver em contato com o ar é menor do que se ele estiver deitado. Se tiver o acessório salva-vinhos (tampa específica para retirada do ar), melhor ainda!
Conheça os vinhos de mesa San Severo
Talvez você já tenha lido aqui no nosso site. Mas a gente ama relembrar: San Severo é uma comuna italiana de Puglia, província de Foggia. Como não poderia deixar de ser, esta é uma marca que une a beleza da Itália à delicadeza da Serra Gaúcha.
Por isso, convidamos você a se apaixonar por estes rótulos tão especiais!
E então, gostou de aprender mais sobre os vinhos de mesa? Tem alguma dúvida? Escreva para a San Severo. Vamos amar receber suas sugestões de pauta!